Os filmes que marcam nao ficam inteiros. Ficam trechos, cenas, uma frase, uma cançao, o tema, um tema.
Medéia, de Pasolini. Provavelmente seu tema principal é, como na tragédia, a paixão sem limite, "o que não tem juizo nem nunca tera".
Mas pra mim o que ficou do filme foi outro tema, não menos passional: a mudança de valores, a necessidade de mudança, a desconstruçao de valores, unica forma de luta contra o poder.
Medéia, de Pasolini. Provavelmente seu tema principal é, como na tragédia, a paixão sem limite, "o que não tem juizo nem nunca tera".
Mas pra mim o que ficou do filme foi outro tema, não menos passional: a mudança de valores, a necessidade de mudança, a desconstruçao de valores, unica forma de luta contra o poder.
Jasão e Medéia estao fugindo com o velocino de ouro. Atras deles vem o rei, proprietario da pele magica. Nem toda a astucia de Medéia consegue deter o rei que vai certamente apanha-los.
Entao Jasão atira-lhe o precioso velocino e lhe diz: "Esta pele fora de seu lugar de origem perde todo o seu significado".
Do filme, em preto e branco so me ficou essa cena, essa frase. E ficou muito.
Contextualizar, descontextulizar. Territorializar e desterritorializar, diriamos hoje.
5 commentaires:
Que maravilha! Manhã de carnaval, sem carnaval, na companhia de Pasolini...
"Pecar não é praticar o mal. O verdadeiro pecado é não fazer o bem."
(Pier Paolo Pasolini)
Na falta de carnaval, a gente recorre aos melhores expedientes à mão...
Mas uma coisa me chamou a atenção: preto e branco? Se não me falha a memória, esse filme é a cores...
Ola Diego Viana,
Bem vindo!
E nao é que você tem razao? Dei uma googlada e voilà: o filme é em cores! Ah! A traiçao da memoria!
Abraços e merci pela correçao.
Eliana
Ana,
Parece que partilhamos o gosto pelo filme do amigo Pier Paolo, nao?Nada consensual, você sabe...
Abraços,
Eliana
o que eu estava procurando, obrigado
Enregistrer un commentaire