O filho chega em casa com um hematoma no rosto e uma grande escoriação no cotovelo. Que foi? Que houve? Ele esta ainda um pouco perturbado mas é com grande calma que conta à familia aflita o que acaba de acontecer:
- Fui atacado por um "horrible raquetteur" (Ele tenta dar um tom cômico a seu relato. Os "raquetteurs" são jovens que assaltam jovens vindos do colégio ou de um passeio e geralmente atacam em bandos).
-O quê? Como? Onde?
- Agora ha pouco, em frente à L'Heure Joyeuse (a biblioteca infanto-juvenil a dois passos de casa) quando eu estava indo a casa de Julien.
- O quê? Ele levou o quê?
- Pois é. Não tinha ninguém na rua, então ele chegou e me disse pra eu passar o celular. E eu disse que não tenho celular. Ai ele me disse pra eu entregar o MP4. E eu tive de dizer que não tenho MP4. Então ele me disse pra eu dar o dinheiro. E eu so tinha 25 centavos. Então ele ficou nervoso e me deu um soco na cara. Ai ele deu outro mas errou. Eu aproveitei e sai correndo pra rue Saint Jacques, onde havia gente. E ele correu pro outro lado.
A mãe quer ir imediatamente ao Comissariado registrar a queixa e fazer o retrato falado do agressor. Mas o filho esta cansado e quer ficar em casa.
A filha ri: o irmão irrita até os raquetteurs.
E ai intervém o pai: -Escuta, o cara te da um soco na cara e você sai correndo?
- Fugi bravamente, pai.
-Mas meu filho, você não tem 10 anos de judô?
- Mas pai, e se ele tivesse 11 de box tailandês?
- Meu filho, se eu chegasse em casa dizendo que tinha apanhado na rua apanharia de novo, de meu pai. Como é que você deixa alguém te dar um soco na cara?
- Eu não deixei, pai. Ele tinha uns 16 anos... Ô, pai, você é mesmo tijucano...
O pai , que por incrivel que pareça, tem uns 25 anos de yoga, nao pode deixar de rir. De fato, a época John Wayne passou. E, com a mãe relembra a triste historia do grande artista plastico que não suportou um soco na cara de um desconhecido e que, por isso, foi parar na cadeia por homicidio. As vezes, ser homem é exatamente saber suportar um soco na cara e bravamente fugir.