lundi 2 février 2015

Tartuffe 2015

Ontem, com amigos, fui assistir ao Tartuffe, pela Comédie Française. Bem, pela Comédie Française, um texto de Molière, a gente ja sai de casa tendo adorado, claro. So que nao. A cenografia é o ponto alto da montagem, um palco dividido em três espaços multiplicados por grandes espelhos, bem no barroco, adereços de cena muito interessantes ( todos dizendo respeito à luz, à possibilidade de "ver bem", uma mesa de banquete (a voracidade) posta de modo a quebrar a horizontalidade do palco e mascaras impressionantes para a cena final . A luz, bonita e eficaz, indo na mesma direçao que a cenografia, assim como a musica. Ja o figurino me pareceu confuso, nao ficou claro por que misturava épocas diferentes e nao caracterizava os personagens. E que dizer dos atores da Comédie? So podem ser excelentes, claro. Pois é. Um Tartuffe maravilhoso e um Valère otimo, que sacode a cena, mas uma Elmire com volume de voz inadequado e em todo caso inferior ao do resto da troupe. E uma Dorine pouco caracterizada, se distinguindo com dificuldade de Elmire. O problema , para mim, claro, esta na concepçao do espetaculo. Nunca tinha visto um Tartuffe, foi a primeira vez que vi o texto em cena. E fiquei o tempo todo imaginando o que eu gostaria de estar vendo... O primeiro ato entao, quase dormi. Texto, texto, texto, os atores que discursam enquanto trocam de lugar no palco como numa contradança. O texto é denso, é verdade, mas teatro nao é so texto nem principalmente texto. Depois de uma cena de cortina pouco brilhante, o segundo ato toma fôlego e a cena final é otima, texto e recurso cênicos: teatro. As mascaras refletidas nos grandes espelhos e a surpresa final sao muito bons. O publico adorou, casa cheia ( o Tartuffe é um classico da Comédie) e umas cinco cortinas. Mas fiquei pensando na concepçao. Que me pareceu estétizante, quase ... eu disse quase, heim! ilustrativa. Antes do grand finale eu me perguntava se os espelhos nao serviam afinal apenas para o reflexo de alguns trajes... Se alguns dos figurinos (como os de Marianne) nao serviam apenas para lindas poses ( Marianne linda ajoelhada como o miolo de uma corola de tafeta marfim, com o corpo e o coraçao retalhados por fitas vermelhas) . Por vezes o grupo em cena me fez lembrar dos quadros vivos - mas sem que ficasse claro que era justamente essa a intençao, porque se tivesse ficado claro, teria sido um achado! Fiquei pensando... para ser profundo é preciso ser grave? Um Molière pode ser grave? 

Aucun commentaire:

Capa de Ronaldo Graça

Capa de Ronaldo Graça

Capa de Ronaldo Graça

Capa de Ronaldo Graça

Capa de Ronaldo Graça

Capa de Ronaldo Graça

Capa de Ronaldo Graça

Capa de Ronaldo Graça

Capa de Ronaldo Graça

Capa de Ronaldo Graça

Interior de Saint Julien le Pauvre

Interior de Saint Julien le Pauvre

Marion e a igreja de Saint Julien le Pauvre

Marion e a igreja de Saint Julien le Pauvre

Barcelona

Barcelona

Barcelona

Barcelona

Museu da Catalunha

Museu da Catalunha

A arvore mais velha de Paris.Jardim de Saint Julien le Pauvre

A arvore mais velha de Paris.Jardim de Saint Julien le Pauvre

Jardim da igreja de Saint Julien le Pauvre

Jardim da igreja de Saint Julien le Pauvre

Igreja da Madeleine

Igreja da Madeleine

Das escadas da Madeleine. Ao fundo, a place Vendôme

Das escadas da Madeleine. Ao fundo, a place Vendôme

Barcelona- Gracia

Barcelona- Gracia

Rue de Bucci

Rue de Bucci

Barcelona

Barcelona

Charitas forever

Charitas forever
Foto de Elias Francioni

Passage Saint Andre des Arts

Passage Saint Andre des Arts

Cartão-postal

Cartão-postal
Foto de Vera Bungarten

Paris...

Paris...
Foto de Vera Bungarten

No centro do Louvre

No centro do Louvre
Foto de Vera Bungarten

Passages de Paris

Passages de Paris
Foto de Vera Bungarten

Livraria Shakeaspeare.Quartier Latin

Livraria Shakeaspeare.Quartier Latin
Foto de Ana Maria Lucena

Quartier Latin

Quartier Latin
50 anos de Ionesco

Tonico Pereira. Teatro da FAAP

Tonico Pereira. Teatro da FAAP

Le Petit Pont e l'Hôtel de Police

Le Petit Pont e l'Hôtel de Police

Feliz Ano Novo ( foto de Patrick Corneau)

Feliz Ano Novo ( foto de Patrick Corneau)
Dança, a esperança equilibrista porque o show de todo artista tem de continuar.

Ilha da Boa Viagem

Ilha da Boa Viagem
Foto de Elias Francioni

Rue de la Huchette. Quartier Latin

Rue de la Huchette. Quartier Latin

Xando Graça

Xando Graça

Pont Saint Michel

Pont Saint Michel

Les Invalides

Les Invalides
Foto de Vera Bungarten

A dama de ferro

A dama de ferro
foto de Ana Lucena

A côté du Beaubourg

A côté du Beaubourg
Foto de Vera Bungarten

Chez Procope

Chez Procope

Igreja de Saint Séverin

Igreja de Saint Séverin

Angulo da igreja de Saint Séverin. Quartier Latin

Angulo da igreja de Saint Séverin. Quartier Latin
(foto Ana Maria Lucena)

Detalhe da Catedral de Notre Dame

Detalhe da Catedral de Notre Dame

Bassin Igor Stravinsk (ao lado do Beaubourg)

Bassin Igor Stravinsk (ao lado do Beaubourg)
Foto de Vera Bungarten

Liceu Henri IV

Liceu Henri IV
foto de Maria do Rosario

Liceu Henri IV. Ao fundo, o Panthéon

Liceu Henri IV. Ao fundo, o Panthéon
foto de Maria do Rosario

Liceu Henri IV

Liceu Henri IV
foto de Maria do Rosario

Liceu Henri IV

Liceu Henri IV
foto de Maria do Rosario

Jardin du Luxembourg

Jardin du Luxembourg

Espetaculo de mimica

Espetaculo de mimica
Jardin du Luxembourg

Rive Gauche

Rive Gauche

Barcelona Arco do Triunfo

Barcelona Arco do Triunfo

Museu de Zoologia e Historia Natural

Museu de Zoologia e Historia Natural

Jardin du Luxembourg

Jardin du Luxembourg
O despertar da primavera