Ai a angustia do fim do ano!
Como no hemisfério norte o ano letivo termina em junho, em fim de maio as maes ja estao em polvorosa quanto ao fim do ano de seus rebentos. Que é que trara o ultimo Conselho de Classe? Recompensas? Aprovaçao? Reprovaçao?
O quê, você nao sabe o que sao recompensas? Lembra daquelas medalhinhas ou fitinhas que alguns de nos recebiamos na escola? O quê, você nao é desse tempo? Ah, bom.
Pois é: no colégio em que estudei, no "meu" colégio, todo mês havia o que se chamava de Grêmio.Tratava-se de uma reuniao de todo o colégio, presidida pela Irma Superiora, qe chamavamos "Ma mère". A primeira parte da reuniao consistia na leitura das notas de todas as crianças do colégio. As notas eram quatro, correspondentes a "Comportamento", "Aplicaçao", " Polidez" e "Ordem". Quem obtinha quatro O ( de Otimo, a melhor avaliaçao) ganhava a medalha, uma medalha em forma de cruz , de latao dourado, que era pregada no uniforme pela superiora e exibida orgulhosamente pela aluna durante todo o mês. E ia para o "Quadro de Honra" do colégio. Você pode imaginar a tensao em que ouviamos nossas respectivas notas e o desespero que se abatia sobre aquela que, depois de ouvir três O, recebia um B ( evidentemente de Bom) quanto à Ordem e se lembrava de seus cadernos mal encapados ou de meias com cerzidos muito aparentes... Quem recebesse medalha durante todo o ano ficava com ela de lembrança.
Em "Aplicaçao" reuniam-se todas as matérias e , como se vê, ser competente era apenas um dos quatro quesitos necessarios para obter-se a distinçao. A segunda parte da reuniao consistia numa "Hora artistica", na qual assistiamos a declamaçoes, numeros musicais, pequenas peças de teatro, etc. Uma menina tocava violao classico - isso muito antes da moda do violao - e sempre se apresentava, para desespero de todo o auditorio...
Pois é, quando pensava que tido isso era finalmente so lembrança - e vaga -, eis que começa tudo de novo com meus filhos: o colégio francês tem "Recompensas". O aluno pode receber ao fim do trimestre , " Félicitations", " Encouragements" ou " Tableau d'Honneur". Os que recebem "Félicitations" nos três trimestres sao, no fim do ano, recebidos especialmente pelo diretor. E, ao contrario do que se passava no meu colégio, aqui tais mençoes sao realmente "distinçoes", quer dizer, distinguem realmente os alunos que as recebem dos demais. Pode-se imaginar a tensao que dai decorre, nao?
Pois é...
4 commentaires:
Eliane, querida, vc me fez voltar a um tempo antiquíssimo, da minha pré história infantil, me lembro de haver medalhinhas no meu colégio (público) e acho que recebi algumas pq era uma boa aluna, muito pobre mas muito esforçada...:) e devia haver essa tensão que vc viveu e ainda vive com seus filhos, que coisa, moça. Esse seu blog, pelo tom da coisa, vai me emocionar muito. Seja muito bem vinda ao mundo blogueiro, já vou te linkar, claro.
beijo,
clara lopez
No meu periodo de escola pública no primário,nos início dos anos 60,estudei no Hilário Ribeiro(Niteroi,Rj,
Br),tinha essa prática de premiar os melhores alunos com medalhas;definitivamente nunca gostei!
Nesse momento ouço Ali Farka Touré.muito bom!Agora falarei sobre a minha escola publica aonde fiz o primario no inicio dos anos 60 em Niterói,Rj,Br. Grupo Escolar Hilário Ribeiro,que tinha como prática,destacar os melhores com medalhas,cria se uma competiçao entre os alunos.Felizmente,acho que acabou por aqui.Foi criado nas universidades, acho que a parti dos anos 70, o CR(Coeficiente de rendimentos)querendo ou não,acaba gerando uma disputa também entre os alunos.
Estou adorando ver vc escrevendo "suas memórias"e ainda por cima relacionando-as às vivências c seus filhos...
Mas outro detalhe:acho q esse texto vai ser bem interessante para os profs de francês, para q conheçam esse aspecto da educação francesa e nos dias atuais...
bjs,
Ana
Enregistrer un commentaire