A pedido de uma amiga niteroiense que quer dar um presente ao ex-marido, pesquisei os preços do Châteauneuf du Pape, o vinho preferido dele e de muita gente que conheço: entre 18,50 e 35,50Euros, dependendo do produtor. O dono de uma loja Nicolas, cadeia que tem lojas em toda Paris, me garantiu que o de 18, 50 Euros é muito bom. Explicou-me ele que Châteauneuf du Pape é "une appelation", quer dizer, o nome de uma regiao vinicola, que fica na foz do Rhône. Quer dizer, o famoso vinho é um primo chique de um simples Côte du Rhône. Verifiquei que esse de 18,50 é engarrafado na propriedade e que o fundo da garrafa é côncavo, critérios de qualidade do vinho, segundo me ensinou minha amiga Sarah Shamash, cineasta americano-franco-canadense-brasileira. O cavista me mostrou também a garrafa de 1,5 l que custa 35,50 e me disse que , além de ser mais barata ( aqui uma diferença de dois euros é levada em conta) a garrafa grande conserva melhor o vinho. Ja ai eu me permito discutir a opiniao do especialista. Eu preferiria comprar duas garrafas.
Pois é, voilà.
Pois é, voilà.
3 commentaires:
Oi Eliana,
seu blog é lindo! Dá pra sentir o brilho da lua sobre as águas do Sena e... até (para os sortudos) ver Gene Kelly e Leslie Caron dançando ao som de Sinfonia em Paris. Amei.
Querida, de vinhos não entendo nada, e não bebo nada, mas sei que é uma arte...:)
beijo, saudações de Baco,
clara lopez
Eliana querida maiga.
Não só estou postando um "commentaire" aqui no seu "Cahiers de Paris", como também postei uma nota e coloquei o 'link' para ele nos meus blogues.
Bjs em você e em todos...
Enregistrer un commentaire