Mas, pensando bem, sera que Fernando queria mesmo ganhar? Li tantas vezes a interpretação segundo a qual ele ganha quando perde que fiquei pensando... que talvez seja mesmo verdade e nao apenas um modo de falar...
Afinal, por que razao um deputado federal que vai muito bem obrigado em termos de respeitabilidade, quereria ser prefeito do Rio? Gente, o mandato dele vai até 2011! Por que alguém que se recusa a fazer a politica "das maos sujas" sairia no meio de um posto legislativo para um executivo justamente no Rio de Janeiro? O ultimo eleito que quis fazer essa politica "quebrou" o Rio, lembram? Tratava-se de Saturnino Braga, que " foi quebrado" pelos digamos "podres poderes", incluindo-se entre eles, a midia carioca. Por nao querer entrar na dança, nao obteve no prazo certo, no prazo, o repasse federal sem o qual nao lhe foi possivel pagar ao funcionalismo. Saturnino, aquele cuja honra ninguém, nem os inimigos, punham em duvida e que foi, irônicamente, acusado de querer fazer "politica sueca" no Brasil... Sera possivel que so eu me lembre disso? Nao vi nenhuma menção a Saturnino durante a campanha... E também nao li nada, nenhuma analise, nenhum comentario referente às "Maos sujas", de Sartre, que todo mundo leu com certeza melhor que eu.
Sei nao mas algo me diz que Fernando nao queria ganhar. Se ganhasse seria um problemão pra ele: um atrapalho no trabalho. Queria a campanha, o movimento, um agit-prop pra campanha de 2011. Algo pra nao ser esquecido no meio do caminho. Numa entressafra de escandalos.
Nada contra a idéia. Acho mesmo genial. Se eu fosse a candidata ou estivesse no seu estafe. Mas se eu tivesse entrado na campanha como eleitora comum estaria meio chateada.
Enfim, pode ser que nao seja nada disso e eu esteja lendo John Le Carré demais.
2 commentaires:
Achei muito pertinente sua análise, Eliana, muito sagaz inclusive como gesto politico do Gabeira, mas não o conheço o suficiente para creditar a ele essa antecipação da campanha de 2011. Nao me lembro de ter lido o Gabeira dizer nada em relação a uma possível candidatura para presidente, se eu entendi o que vc sugeriu, e nem acho que ele tenha cacife para isso. Quanto a uma reeleiçã para deputado federal, ele ganharia sem precisar dessa canseira toda.
Quanto ao Sartre, não li as Mãos sujas, hélas, e li alguma coisa na Veja sobre o Saturnino, nao lembro quando.
beijo,
clara lopez
Sei que sou um "estranho no ninho", neste nosso meio 'petit bourgeoise' que apóia este "lobo em pele de cordeiro" chamado Fernando Gabeira.
Tenho feito denúncias quanto ao seu modo fascista de atuação política (ver em http://novaspensatas.blogspot.com/), mas é claro que geralmente não me dão credibilidade.
A história, porém, não mente. O futuro dirá quem é este ex-'guerrilheiro' (ex mesmo!)... Mas, gente: é importante lembrar que Carlos Lacerda foi militante do partidão. Aliás, saiu de lá porque afanou a caixa de contribuição de simpatizantes. E que Mussolini era Benito porque seu pai admirava a figura de Juarez, também Benito.
Quanto ao Saturnino. Bom, andaram falando umas coisinhas dele... mas eu não sei se são sérias ou não. Vou pesquisar e lhe mando os links, Eliana.
Enregistrer un commentaire