Ja ha algum tempo venho pensando em como retomar o blog sem ter que explicar o que causou sua interrupção - não estou pronta pra isso ainda. Afinal, meus poucos leitores sabem.
Retomo então em ritmo de escola de samba: chego chegando como a manifestação desta tarde aqui em Paris, contra a reforma das aposentadorias. Esta sendo votada uma mudança da idade minima para a aposentadoria, de 60 para 62 anos. A grita é geral. Bem, quase geral . São os funcionarios que estao na rua, os empregados estão trabalhando neste pais em que ter um emprego atualmente é mais que ter um titulo de nobreza. E seguramente mais util.
Nada contra, quase tudo a favor da manifestação. Salvo que... o corporativismo é grande demais por aqui, pelo menos no que toca à Educação Nacional, o Ministério da Educação francês. Os professores universitarios, por exemplo, são, republicanamente, escolhidos por concurso mas somente de titulos. E não ha nenhum quadro de pontos que permita uma avaliação da avaliação desses titulos. E a comissão de avaliação é soberana em suas escolhas. O que, compreende-se, permite muitas duvidas quanto aos critérios utilizados para a escolha dos novos professores. E esse é um tema tão complexo quanto sensivel, como se pode facilmente compreender.
Enfim, ai estão algumas imagens da enorme passeata desta tarde no boulevard Saint Germain, Paris 5ème. A greve dos transportes teve um sucesso relativo. Por razões profissionais tive de atravessar a cidade hoje e não encontrei nenhum problema. Nem mesmo atraso de metrôs.
5 commentaires:
Isso é o que podemos chamar de uma manifestação civilizada. Bem-vinda novamente ao mundo dos blogs.
Se tiver tempo apareça lá no "Mundo de K". Escrevi uma resenha sobre o romance "A Quarentena" de Le Clézio. Gostaria da sua opinião.
De fato, uma manifestaçao très civilisée. Enorme mas não ameaçadora à ordem publica.
Quanto a sua bela resenha, ja deixei até um comentario... Você é um excelente resenhista.
Abraços,
Eliana
Oi, querida, beleza ver você escrevendo de volta no blog, sempre vinha aqui e achava que em algum momento você voltaria, e a fotinha nova é ótima, mas tirando você não conheço ninguém, salvo uma pessoa próxima a você que achei parecida com maritza, pode? Aliás, eu tenho pensado na risada dela demais, e o chá onde vc viu a foto de mamãe era para suca, muito amiga dela tb.
Enfim, não entendi muito porque a passeata só por mais dois anos, qual a diferença entre aposentar com 60 ou 62, pra mim é quase a mesma coisa, mas ninguém quer perder nada mesmo. E esse sistema de concurso daí em que os títulos não têm peso não faz sentido nenhum: então você tem um doutorado e ele não peso certo? Há doutores mais doutores que outros, é isso? Caracas, deve ser o maior pau a competição. Se aqui, com todas as regras explícitas, as coisas são confusas às vezes, dependendo da banca, imagino sem regras claras e explícitas.
beijos, bom te ver de volta,
clara
Esse comentário suprimido aí em cima foi meu, o mesmo que está aí embaixo mas faltava uma palavra, sorry.
beijo,
clara
Enregistrer un commentaire